Japão retoma programa nuclear
out 6, 2015

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

Em agosto, o mundo voltou suas atenções para o Japão, que retomou seu programa nuclear quatro anos após o acidente em Fukushima. Porém, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal japonês Mainichi Shimbun, cerca de 57% da população local rejeita a retomada das usinas.

Em entrevista, o professor Ennio Peres da Silva, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da UNICAMP, acredita que a visão que as pessoas têm sobre a energia nuclear varia de acordo com o contexto de cada sociedade. Na Alemanha, “a pressão da população, levou o governo a decidir pelo fechamento dos seus 17 reatores até 2022”, diz ele.

Para Ana Paula Camelo, doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, existem muitos fatores que os países levam em consideração. Ela afirma que “Um dos principais pontos de defesa para a tecnologia é o de que seria uma fonte mais limpa, por emitir menos CO2 e demais gases que contribuem para o efeito estufa”.

E você, acredita que é seguro investir em energia nuclear? Deixe sua opinião nos comentários.

Reportagem de Sarah Schmidt

Foto: BBC News

Veja também

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

Novas descobertas sobre evolução humana sempre ganham as notícias e circulam rapidamente. Mas o processo de aceitação de novas evidências entre os cientistas pode demorar muito. Neste episódio, Pedro Belo e Mayra Trinca falam sobre paleoantropologia, área que pesquisa a evolução humana, e mostram porque ela é cheia de controvérsias e disputas.

# 171 – Adolescência – ep. 2

# 171 – Adolescência – ep. 2

Alerta de gatilho: Este episódio da série “Adolescência” trata de temas difíceis, como depressão, ansiedade, impulsividade e sentimentos ligados às relações familiares, entre eles conflitos entre pais e filhos e também como lidar com essas questões. Ao falar destes...

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

Seguimos falando sobre o processo de recuperação de museus e acervos que pegaram fogo no Brasil. Quais são as etapas até a reabertura? Quem participa desse processo? Ouça como está sendo o trabalho no laboratório da Unesp em Rio Claro, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

#168 – Depois que o fogo apaga 

#168 – Depois que o fogo apaga 

Incêndios como os que ocorreram no Laboratório de Biociências da Unesp de Rio Claro, no Museu Nacional e no Museu da Língua Portuguesa causam a perda de material valioso de pesquisa e de espaços de trabalho e convivência; e como é o processo de reconstituição dos lugares e dos acervos?

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

Você já se perguntou de onde vêm aquelas palavras utilizadas em tribunais que muitas vezes quase não conseguimos pronunciar? E quanto a um nome científico de alguma espécie de animal nova? A utilização do latim permeia o nosso cotidiano e fazemos o uso dessa língua...

#136 – De olho no rótulo

#136 – De olho no rótulo

Em outubro de 2020, foi aprovada pela Anvisa a nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, que entrará em vigor em outubro de 2022. Segundo a Agência, as mudanças vão melhorar a clareza e tornar mais legíveis as informações nutricionais dos rótulos...