Fórum debate laicidade e intolerância
nov 6, 2015

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

Se o estado é laico, como lidar com tantas manifestações de crença e doutrina na sociedade brasileira já que é direito garantido pela constituição federal? O fórum Laicidade e Intolerância discutiu esses e outros temas relacionados em outubro na Unicamp.

A primeira mesa explorou o tema da contradição entre estado laico e sociedade religiosa. Um dos pontos levantados é de que religião e sociedade são inseparáveis e como elemento histórico-cultural ela está presente inclusive na política. Assumir, reconhecer e respeitar a pluralidade de crenças é chave para que o estado avance nessas questões- como afirma a professora e jornalista Magali Cunha.

Apesar da laicidade do estado,  a mídia revela casos de intolerância religiosa atrelada à violência  como o caso da garota de 11 anos que foi apedrejada ao sair de um de um culto de candomblé, no Rio. A intolerância pode se dar dentro de um campo de disputa simbólica pelo domínio de uma narrativa religiosa – como aponta o professor do departamento de antropologia da USP, Vagner Gonçalves.

Nesse sentido, a laicidade do estado deve garantir que as orientações impostas por leis, decretos e outros meios legislativos não siga nenhuma doutrina. Entretanto, ele garante que seja respeitado o direito de cada cidadão à liberdade e inviolabilidade de consciência de crença, conforme afirma o juiz e antropólogo Roberto Lorea.

Confira a reportagem completa!

Veja também

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

Novas descobertas sobre evolução humana sempre ganham as notícias e circulam rapidamente. Mas o processo de aceitação de novas evidências entre os cientistas pode demorar muito. Neste episódio, Pedro Belo e Mayra Trinca falam sobre paleoantropologia, área que pesquisa a evolução humana, e mostram porque ela é cheia de controvérsias e disputas.

# 171 – Adolescência – ep. 2

# 171 – Adolescência – ep. 2

Alerta de gatilho: Este episódio da série “Adolescência” trata de temas difíceis, como depressão, ansiedade, impulsividade e sentimentos ligados às relações familiares, entre eles conflitos entre pais e filhos e também como lidar com essas questões. Ao falar destes...

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

Seguimos falando sobre o processo de recuperação de museus e acervos que pegaram fogo no Brasil. Quais são as etapas até a reabertura? Quem participa desse processo? Ouça como está sendo o trabalho no laboratório da Unesp em Rio Claro, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

#168 – Depois que o fogo apaga 

#168 – Depois que o fogo apaga 

Incêndios como os que ocorreram no Laboratório de Biociências da Unesp de Rio Claro, no Museu Nacional e no Museu da Língua Portuguesa causam a perda de material valioso de pesquisa e de espaços de trabalho e convivência; e como é o processo de reconstituição dos lugares e dos acervos?

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

Você já se perguntou de onde vêm aquelas palavras utilizadas em tribunais que muitas vezes quase não conseguimos pronunciar? E quanto a um nome científico de alguma espécie de animal nova? A utilização do latim permeia o nosso cotidiano e fazemos o uso dessa língua...

#136 – De olho no rótulo

#136 – De olho no rótulo

Em outubro de 2020, foi aprovada pela Anvisa a nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados, que entrará em vigor em outubro de 2022. Segundo a Agência, as mudanças vão melhorar a clareza e tornar mais legíveis as informações nutricionais dos rótulos...