Estudo sobre cyberbulling identifica emoções associadas a vítimas e agressores
jun 19, 2016

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

O Cyberbulling, assim como o bulling,  significa a violência sistemática, mas acontece no meio digital, como nas redes sociais. Para compreender melhor quais são as emoções envolvidas entre as vítimas e agressores, pesquisadores da Universidade de Coimbra e de Lisboa têm estudado o tema. Uma parte desse trabalho foi publicada na última edição da revista “Educação e Pesquisa” (vol.42, n.1) da USP.

O estudo envolveu 3.525 adolescentes nos 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade em Portugal. O artigo apresenta os resultados sobre as emoções dos participantes relacionando esse tipo de análise com dados sociodemográficos e os motivos dos agressores.

Emoções evidentes

A pesquisa identificou que as emoções mais frequentes entre as vítimas são tristeza, raiva, vontade de vingança, medo e humilhação, emoções consideradas negativas. Já entre os agressores são emoções positivas, como: satisfação, indiferença, alívio, diversão, prazer e sensação de ser mais forte, ou seja, sentimentos de quem controla a situação.

Segundo os pesquisadores, as diferenças significativas são indicadores de falta de empatia com o próximo, evidenciado pela sensação de indiferença do agressor e por serem menos frequentes emoções de sentido ético, como culpa ou arrependimento. O estudo também aponta a falta de empatia quando a maioria dos agressores ignora a tristeza das vítimas e imagina que elas se sentem culpadas pela violência vivida, havendo uma tendência desses agressores culparem as vítimas ao invés de reconhecerem seus atos.

Intervenções

A análise dos dados da pesquisa revela que há diferenças significativas de emoções entre escolas diferentes, como a sensação, por parte das vítimas, de impotência e falta de apoio de algumas instituições. Os pesquisadores ressaltam a importância do papel das escolas e sugerem a busca pelo desenvolvimento de uma educação emocional entre os jovens.

Uma das diferenças entre o ciberbullying e o bullying é que no ambiente digital o anonimato protege mais os agressores.  Eles são mais desligados das emoções das vítimas, sentindo-se menos culpados. Isso demonstra também ser necessário o desenvolvimento de cidadania digital, além de incentivo das escolas para que seus alunos participem ativamente de debates e políticas de prevenção.

O artigo da revista “Educação e Pesquisa” está disponível na Base SciELO e no Portal de Revistas da USP.

Matéria e locução de Kátia Kishi.

Veja também

58 pontos do novo Código Florestal Brasileiro em debate.

58 pontos do novo Código Florestal Brasileiro em debate.

  No dia 18 de abril, o Supremo Tribunal Federal realizou uma audiência pública pra discutir o novo Código Florestal Brasileiro, aquele de 2012. O ministro do supremo Luiz Fux é relator de quatro ações que contestam a constitucionalidade de 58 pontos do código....

A evolução dos mecanismos de defesa das plantas carnívoras.

A evolução dos mecanismos de defesa das plantas carnívoras.

  Diz o ditado que a melhor defesa é o ataque. Mas plantas carnívoras parecem ter virado esse conceito do avesso. Em filmes e desenhos vemos plantas carnívoras gigantes devoradoras de homens, mas as que existem na vida real são bem menos assustadoras. Ao menos do...

Estudos usam realidade virtual na recuperação de pacientes

Estudos usam realidade virtual na recuperação de pacientes

  As novas tecnologias de realidade virtual e aumentada querem estimular o sistema nervoso de vítimas de acidente vascular cerebral, o famoso AVC ou derrame. Em uma das aplicações do projeto, uma câmera captura a imagem do paciente que tenha uma sequela de AVC,...

El Salvador realiza 1ª pesquisa em percepção pública de C&T

El Salvador realiza 1ª pesquisa em percepção pública de C&T

  El Salvador é mais um dos países ibero-americanos empenhado em desenvolver indicadores sobre a percepção pública da ciência e tecnologia. A primeira pesquisa nacional acabou de ser realizada. Os resultados estão disponíveis no site da Organização dos Estados...

1º aniversário do programa Oxigênio!

1º aniversário do programa Oxigênio!

  Em Abril a equipe Oxigênio comemora o primeiro aniversário do programa! A história do Oxigênio começou assim: os alunos dos cursos do Labjor de jornalismo e divulgação científica publicavam suas produções principalmente em revistas digitais. Enquanto isso, o...