Novo recorde para a maior árvore tropical
nov 28, 2016

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

Noventa e quatro metros e 10 centímetros. Esse é o tamanho da árvore tropical mais alta do mundo, encontrada no vale de Danum, reserva florestal do estado de Sabah, na Malásia. A descoberta foi anunciada este mês pelo ecologista Gregory Asner, pesquisador do Instituto Carnegie de Ciência, da Universidade de Stanford.

A planta, cujo tamanho equivale a um prédio de cerca de 31 andares, possui ainda uma copa com 40,3 metros de diâmetro e foi identificada com outros 49 exemplares, todos com mais de 90 metros de altura.

Essas 50 árvores quebraram o recorde estabelecido no início do ano. Na época, uma equipe coordenada pelo pesquisador David Coomes, da Universidade de Cambridge, revelou a existência de uma árvore de 89,5 metros em Maliau Basin, outra reserva florestal de Sabah. A identificação havia sido feita pelo brasileiro Matheus Nunes, aluno de doutorado em Cambridge, que viajou à Malásia na companhia de um estudante de graduação para coletar dados de sua pesquisa. A novidade, no entanto, é que, segundo dados da pesquisa de Stanford, a árvore encontrada por Nunes tem, na verdade, pouco mais de 90 metros.

A descoberta ocorreu por meio de um sensoriamento em larga escala na ilha de Borneo, formada pela Malásia, Brunei e Indonésia. Para tanto, foi utilizado o observatório aéreo Carnegie, um avião equipado com um sistema chamado lidar (light detection and raging), que mede e mapeia áreas em 3D.

Da base do avião em movimento, são realizados 500 mil lances de laser por segundo, o que proporciona uma visão tridimensional detalhada desde a copa das árvores até o solo da floresta.

Como as árvores foram observadas apenas remotamente, os pesquisadores ainda não confirmaram sua espécie. Mas acredita-se que elas pertençam ao gênero Shorea, conhecido popularmente como dipterocarpo, e que inclui quase 200 árvores tropicais nativas do sudeste asiático.

Somente a ilha de Borneo, por exemplo, abriga 130 dessas espécies, que podem viver centenas de anos, embora muitas delas estejam ameaçadas pela extração e desmatamento.

Apesar de ser a maior árvore tropical do mundo, a descoberta não quebrou o recorde absoluto, que pertence à sequoia-vermelha. Essa espécie, típica da zona temperada, pode ser encontrada principalmente na costa oeste dos Estados Unidos e chega a possuir entre 1200 e 1800 anos. O exemplar mais alto de todos, chamado hyperion, está localizado na Califórnia e alcança 115,5 metros de altura.

Confira a matéria completa no site da revista ComCiência.

Matéria de Paula Penedo.

Veja também

Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T

Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T

Projeto ‘Matemática no Ar’ será transmitido via Web Rádio Unicamp Matemática ou matemáticas? Pesos e medidas. Mulheres. Mudanças climáticas, evolução. Algoritmos. Esses são alguns dos assuntos que fazem parte de “Matemática no ar”, programação de entrevistas e spots –...

Racismo na Nature

Racismo na Nature

James Marion Sims, médico americano, nascido em 25 de janeiro de 1813 e morto aos 70 anos, é considerado o pai da ginecologia moderna, tendo desenvolvido uma importante técnica cirúrgica para reparar um canal anormal - a fístula - que liga a bexiga à vagina, fazendo...

Agosto Dourado, mês dedicado à campanha de amamentação

Agosto Dourado, mês dedicado à campanha de amamentação

  O leite materno é o único alimento necessário para a nutrição de bebês até os seis meses de vida. Apesar disso, dados divulgados pela organização mundial de saúde e pela Unicef revelaram que apenas quarenta por cento dos menores de seis meses no mundo recebem...

Veterinária Temple Grandin visita evento no Brasil

Veterinária Temple Grandin visita evento no Brasil

Em recente visita ao Brasil, a norte-americana Temple Grandin, uma das maiores referências mundiais em bem-estar animal, esteve em Pirassununga (SP) nos dias 4 e 5 de julho para o evento “Na fazenda com Temple Grandin”, promovido pelo Centro de Estudos Comparativos em...

Comitês de ética em pesquisa sob avaliação

Comitês de ética em pesquisa sob avaliação

  Pesquisadores do Centro Universitário de Brasília, o Uniceub, e da Universidade de Brasília (UnB) fizeram um levantamento da situação dos comitês de ética em pesquisa nas instituições brasileiras: 129 coordenadores dos 645 comitês existentes à época do estudo...