#60 Temático: Serviços Ecossistêmicos
out 3, 2018

Compartilhar

Assine o Oxigênio

A princípio pode parecer estranho, mas a natureza nos presta vários serviços. A polinização das plantas cultivadas, a proteção das nossas reservas de água e várias outras coisas que são essenciais para nossa qualidade de vida. Mas o desmatamento e as mudanças climáticas podem colocar em risco esses ecossistemas e, por consequência, os serviços que eles nos prestam.

Nesta edição do Oxigênio conversamos com Alexandre Uezu, do Instituto de Pesquisas Ecológicas; Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp; Patricia Ruggiero, do Instituto de Biociências da USP; Cristiana Seixas, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp; Oremê Ik-peng, técnico em agroecologia do Médio Xingu, e Mercedes Bustamante, da UnB.

Errata: Neste episódio, falamos um pouco a respeito do efeito de anos eleitorais sobre a perda de vegetação nativa. No minuto 20:14, cometemos um equívoco na síntese: a pesquisa da Dra. Patricia Ruggiero demonstra que há um aumento da perda de vegetação nativa em ano de eleição estadual, e não uma redução. Fica aí a informação corrigida e nossas desculpas.

O programa é produzido por Luanne Caires, Paula Drummond e Alessandra Marimon e apresentado por Alessandra Marimon e Simone Pallone. Conta com a colaboração de Bruno Moraes e divulgação por Sophia La Banca de Oliveira, além da coordenação geral da professora Simone Pallone de Figueiredo, do Labjor. Os trabalhos técnicos foram feitos por Gustavo Campos e Octávio Augusto, da Rádio Unicamp.

Deixe um comentário contando para a gente o que achou do episódio. Você pode mandar sugestões também pelo Twitter (@oxigenio_news), Instagram (@oxigeniopodcast) e Facebook (/oxigenionoticias). Se preferir, mande um e-mail para oxigenionoticias@gmail.com.

Links citados no programa:

Análises feitas na área de Direito à Cidade, do Instituto Pólis: http://polis.org.br/noticias/o-direito-a-cidade-na-eleicao-presidencial-de-2018/

Propostas sobre questões cruciais para a política do Clima no Brasil: http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-clima-nas-eleicoes/

Músicas

Industrious Ferret by Kevin MacLeod is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: Clique aqui

I Dunno by Grapes is licensed under a Creative Commons Attribution license (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: Clique aqui

Memories by Jaime Bertin is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: Clique aqui
Handpans and the Hang by Aaron Ximm is licensed under a Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 United States License.

Source: Clique aqui

Essence 2 by Audionautix is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source:  Clique aqui

Imagem:
Kayna Agostini

Veja também

#157 – Velhices digitais

#157 – Velhices digitais

Em entrevista para a Mayra Trinca, Cíntia Liesenberg, conta um pouco sobre o que encontrou em sua pesquisa sobre a relação dos idosos com o mundo digital que aparece em matérias da revista Longeviver. 

# 156 – “Morreu de velho não existe”

# 156 – “Morreu de velho não existe”

O episódio #156 trata dos processos do envelhecimento, que a velhice é muito heterogênea no Brasil, e que as condições de vida influenciam muito em como a velhice vai ser experienciada por cada pessoa dependendo de sua condição socioeconômica. E que a idade pode trazer novas e boas experiências, novas atitudes em relação à vida e aos relacionamentos.

#151 – Dicionários temáticos: significados além das palavras

#151 – Dicionários temáticos: significados além das palavras

O episódio trata do papel de dois dicionários temáticos na divulgação ciência, promoção de debates e estímulo ao conhecimento. O Oxigênio entrevistou José Luiz Ratton, um dos organizadores do “Dicionário dos Negacionismos no Brasil”, e Sônia Corrêa e Rodrigo Borba, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsáveis pelo dicionário “Termos Ambíguos do Debate Político Atual”. Os verbetes dos dois dicionários foram produzidos por especialistas em diferentes áreas.