Saúde com Ciência/UFMG: Aplicativos para smartphone como aliados da saúde
set 30, 2016

Compartilhar

Assine o Oxigênio

Olá! Os smartphones são uma mistura dos celulares e dos computadores. Um aparelho relativamente pequeno e prático que carrega em si diversos recursos comunicativos sendo o principal deles o acesso à internet, e consequentemente à uma infinidade de aplicativos com variadas funções. O professor e coordenador do Centro de Tecnologia e Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, Cláudio de Souza, comenta os aplicativos disponíveis a favor da saúde.

Cláudio de Souza – “Cada vez mais tem havido o desenvolvimento de aplicativos e equipamentos que possibilitam o autodiagnóstico. Quer dizer, o eletrocardiograma já pode ser feito pelo próprio paciente com o smartphone, ultrassons já podem ser feitos, exames de ouvido, de garganta, de nariz, a endoscopia já pode ser acompanhada pelo smartphone. Então é uma verdadeira transformação não só de possibilidades muitas vezes do paciente mesmo colher o exame como também de redução do custo desses equipamentos.

Esses avanços tecnológicos permitiriam certa autonomia aos pacientes. Eles poderão realizar seus próprios exames e dessa forma ter maior acesso às informações referentes à sua saúde, como comenta o especialista.

Cláudio de Souza – “O paciente, num futuro muito próximo, vai chegar ao médico com uma série de exames complementares que ele mesmo colheu. Ele vai à busca de soluções para esses problemas, então há uma previsão de que o exercício médico seja bem diferente do que ele é no momento. Cada vez [mais] nós vamos ter um paciente melhor informado sobre suas condições de saúde e interagindo com o médico, e o médico orientando esse paciente”.

Mas com tanta autonomia, muitas pessoas podem pensar que as consultas médicas podem não ser mais necessárias. O professor lembra a importância dos profissionais da saúde.

Cláudio de Souza – “Nada disso, de todos esses avanços, não isentam a necessidade da formação em medicina porque para tomar a decisão você precisa conhecer, não basta você ter o resultado do ‘eletro’. Você precisa saber interpretar o ‘elétro’. Pode até ter um software que interprete minimamente isso para você, mas tem que personalizar, ver essas alterações, se elas são graves ou se são alterações que não levam à nenhuma preocupação. Então a presença do médico continua e vai continuar sendo absolutamente necessária”.

A tecnologia faz parte da evolução e seu objetivo é facilitar a vida humana, mas para isso as pessoas devem se adaptar corretamente ao uso desses instrumentos. No caso da medicina é importante que os indivíduos não confundam o poder de informação desses aplicativos com o papel do profissional da saúde.

Cláudio de Souza – “O fato é que nós estamos no limiar de uma revolução tecnológica de uma nova era. Como nós tivemos no passado a revolução industrial, nós estamos vivenciando agora uma revolução tecnológica que vai mudar o jeito de ser das pessoas, a sociedade de um modo geral e a gente precisa ir se adaptando à essa nova realidade”.

Esta é uma reprodução a partir da série “Saúde e Tecnologia” do programa Saúde com Ciência, parceiro Oxigênio. É uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acesse aqui o programa completo e mais informações.

Matéria de Larissa Rodrigues, produção de Bruna Lelis, com trabalhos técnicos de Tiago França.  

Veja também

#211 – Mãos à Obra – Ep. 2

#211 – Mãos à Obra – Ep. 2

No segundo episódio da série “Reparos de um Ataque – 8 de Janeiro”, Aurélio Pena, Marcos Ferreira e Rogério Bordini contam como é o delicado processo de restauro de obras de arte danificadas. É um trabalho minucioso que envolve vários experimentos, alguns deles realizados no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), usando as linhas de luz do acelerador de partícula Sirius. Eles também te contam como o restauro das obras danificadas nos ataques golpistas é um sinal de fortalecimento dos símbolos da democracia brasileira. 

#210 – Restauros de um golpe – Ep. 1

#210 – Restauros de um golpe – Ep. 1

No primeiro episódio do ano, Aurélio Pena, Marcos Ferreira e Rogério Bordini retomam os eventos do 8 de janeiro de 2023 para pensar como a destruição de obras de arte reflete a forma de pensar que motivaram as ações golpistas nesse dia. E depois, como o restauro dessas obras pode ajudar a elaborar a reconstrução da democracia no país? No episódio, você escuta pesquisadores que explicam os impactos dos atos golpistas e também como foi o processo de restauro das obras danificadas. 

#209 – Sinais de vida num planeta fora do sistema solar?

#209 – Sinais de vida num planeta fora do sistema solar?

Em abril deste ano foi anunciada a detecção de possíveis sinais de vida extraterrestre num planeta fora do sistema solar com o telescópio espacial James Webb, mas a descoberta não foi confirmada. Afinal, tem ou não tem vida nesse outro planeta? Que planeta é esse? Como é possível saber alguma coisa sobre um planeta distante?

Este episódio do Oxigênio vai encarar essas questões com a ajuda de dois astrônomos especialistas no assunto: o Luan Ghezzi, da UFRJ, e a Aline Novais, da Universidade de Lund, na Suécia. Vamos saber um pouco mais sobre como é feita a busca por sinais de vida nas atmosferas de exoplanetas. 

#207 – Especial: A cobertura jornalística na COP30

#207 – Especial: A cobertura jornalística na COP30

No episódio de hoje, você escuta uma conversa um pouco diferente: um bate-papo com as pesquisadoras Germana Barata e Sabine Righetti, ambas do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Elas estiveram na COP30 e conversaram com Mayra Trinca sobre a experiência de cobrir um evento ambiental tão relevante e sobre quais foram os pontos fortes da presença da imprensa independente. 

#196 – Bacteriófagos e Fagoterapia

#196 – Bacteriófagos e Fagoterapia

Um dos graves problemas da área da saúde é encontrar alternativas para tratar doenças causadas por bactérias. Neste episódio vamos entender como a fagoterapia, terapia à base de fagos, que são vírus, pode ser uma solução.

#179 – Comida Frankenstein e a ética na ciência

#179 – Comida Frankenstein e a ética na ciência

Comida Frankenstein? Sim, esse termo, que remete a um dos monstros mais conhecidos da ficção científica, tem sido usado para tratar de comidas que usam organismos geneticamente modificados. Neste episódio tratamos sobre a ética científica e outras questões que envolvem esses produtos.