#44 – Giro de notícias: lixo eletrônico, motos com motor flex, asteroide invasor, tratamento para fibrose
dez 22, 2017

Compartilhar

Assine o Oxigênio

O programa 44 do Oxigênio traz em seu Giro de Notícias temas como Lixo eletrônico, motos com motor flex, asteroide invasor, terapia para fibrose humana, além de uma entrevista com Rodrigo Guerra, micropaleontólogo, que está realizando pesquisas a bordo do programa Expedição 369 – Australia Cretaceous Climate and Tectonics.

Estudo realizado pela ONU revelou que a quantidade de lixo eletrônico gerada no mundo alcançou o recorde de quase 45 milhões de toneladas. Isso é resultado do descarte de TVs, celulares, tablets e outros produtos.

Além do desperdício dos aparelhos, esse lixo contém metais como ouro e cobre, e outros que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, como mercúrio, cádmio, fósforo. O estudo mostra que o volume aumentou 8% em relação a 2014. A reportagem do Oxigênio traz dicas de como reduzir o desperdício, seja reciclando ou simplesmente ampliando o tempo de vida dos aparelhos.

Outra notícia é sobre o asteroide interestelar Oumuamua (“primeiro mensageiro”, em havaiano), o primeiro objeto interestelar a entrar no nosso Sistema Solar, que veio de outro sistema solar e gerou perguntas se está vindo alguma coisa, algum alienígena junto com ele. Será? Os cientistas dizem que é uma chance muito pequena, mas não deixa de ser interessante brincar com essa possibilidade.

Uma pesquisa sobre fibrose realizado por cientistas sob a coordenação de David Lagares, do Hospital de Massachussets, e publicado na revista Science, propõe uma alternativa para doenças com envolvimento de fibrose, que pode ocorrer em órgãos. Os jornalistas do Oxigênio alertam para o fato de a nova droga estar ainda em estágio de ensaio clínico e que pode demorar para chegar ao mercado para uso humano.

Outro estudo, publicado na Revista Brasileira de Inovação de dezembro, mostra o avanço dos estudos com o motor flex para motos. Essa inovação ajudou a Honda a incrementar suas vendas e recuperar a liderança no mercado. Vale a pena lembrar que em cada quatro veículos um é motocicleta, e o impacto das emissões desses veículos não pode ser ignorado.

O programa traz também uma entrevista com o micropaleontólogo Rodrigo Guerra, embarcado no navio Joides Resolucion. Ele fala sobre a sua pesquisa que está sendo feita durante a expedição 369, pela costa da Austrália, e também sobre a sua trajetória como cientista, desde como surgiu o interesse pela área de geologia e de paleontologia.

Veja também

Série Termos Ambíguos – # 1 – Ideologia de Gênero

Série Termos Ambíguos – # 1 – Ideologia de Gênero

Você sabe o que significa o termo Ideologia de Gênero? E Cristofobia, você sabe o que é? E de onde surgiu a ideia de Racismo Reverso? Pensando em esclarecer a origem e os usos de termos ambíguos como esses que criamos o podcast Termos Ambíguos, uma parceria do podcast Oxigênio e do Observatório de Sexualidade e Política. O episódio trata do termo Ideologia de Gênero, mostrando o contexto de criação ou apropriação do termo pela extrema direita em discursos que vão na contramão de políticas e leis que visem promover direitos de gênero e étnico-raciais.

#94 – Temático: Esperando Betelgeuse

#94 – Temático: Esperando Betelgeuse

Neste programa contamos a história da estrela Betelgeuse que, no final de 2019, passou a apresentar um comportamento estranho, o que levou muita gente a acreditar que estava prestes a testemunhar um evento único. E astrônomos que estudam a estrela mais de perto...

Especial Semana Acadêmicos Indígenas da Unicamp

Especial Semana Acadêmicos Indígenas da Unicamp

No episódio passado, o Oxigênio tratou da questão indígena no país, enfocando alguns avanços e muitos retrocessos. Entre os avanços, apontamos a realização do primeiro vestibular indígena realizado pela Unicamp, que trouxe para a universidade um grupo de 72 indígenas...

Oxidoc: Pelas ruas, pelas telinhas

Oxidoc: Pelas ruas, pelas telinhas

Cristiane Dias é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp. Para ela, a linguagem, a cidade e a tecnologia formam um casamento perfeito. E atualmente ela coordena um projeto que nasce justamente desse casamento. Trata-se de um aplicativo em...