Oxigênio realiza oficina de rádio em assentamento do MST
mar 24, 2017

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

Acompanhe as novidades de um projeto especial do programa Oxigênio, a participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Entre diversas ações, a iniciativa incluiu uma oficina de rádio para a comunidade do assentamento Milton Santos, em Americana-SP, no dia 2 de março de 2017.

Essa atividade fez parte do projeto ‘1,2, feijão com arroz, 3,4 ciência no rádio’, resultado da parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos (Nepa) e a Web Rádio Unicamp, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Aperte o play ou confira a transcrição da matéria:

Em 2016, a equipe do programa Oxigênio se dedicou a um projeto novo de divulgação científica no rádio participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esse evento aconteceu entre 17 e 23 de outubro, com ações por todo o Brasil relacionadas ao tema “A ciência alimentando o Brasil”.

Nós, do Oxigênio, idealizamos a série “1, 2, feijão com arroz, 3, 4, ciência no rádio”. Essa iniciativa resultou em entrevistas ao vivo com especialistas de diversas áreas e também um conjunto de 10 spots, que são áudios curtos e informativos sobre vários assuntos ligados à alimentação e ciência.

Pois é, o projeto teve continuidade e é isso que eu queria contar para você agora. Nós aproveitamos a experiência com os spots e convidamos uma comunidade em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para participar do projeto.

Essa comunidade é do assentamento Milton Santos, que fica em Americana-SP. Eles têm uma produção agroecológica e estão buscando novas formas de distribuir os produtos. Uma saída encontrada foi a venda direta para grupos de consumidores que se reúnem, por exemplo, em escolas, e compram os alimentos já combinados de antemão com o pessoal do assentamento.

Uma maneira de ajudar nesse trabalho, é na divulgação.

Assim, através do projeto “1,2 feijão com arroz, 3,4 ciência no rádio”, a equipe do Oxigênio realizou uma oficina para um grupo do Milton Santos. Em uma tarde, eles discutiram questões sobre os modos de produção dentro do princípio agroecológico e sobre os tipos de produtos cultivados.

Os moradores contaram também algumas das histórias do assentamento e das questões políticas envolvidas no movimento. Por fim, eles experimentaram um pouco da produção de rádio criando os seus próprios spots.

A ideia aqui foi desenvolver essa experiência do contato com um tipo de mídia e formato de divulgação diferente que, inclusive, pode ser aperfeiçoado e distribuído para rádios comunitárias ajudando a divulgar conceitos, dicas e explicações sobre alimentos e o modo de produção da agroecologia.

Conheça também as produções jornalísticas realizadas no âmbito do projeto: https://oxigenio.comciencia.br/tag/snct2016


Saiba mais sobre a produção agroecológica do assentamento Milton Santos

Matéria de Patrícia Santos.

Veja também

Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T

Labjor-Unicamp promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T

Projeto ‘Matemática no Ar’ será transmitido via Web Rádio Unicamp Matemática ou matemáticas? Pesos e medidas. Mulheres. Mudanças climáticas, evolução. Algoritmos. Esses são alguns dos assuntos que fazem parte de “Matemática no ar”, programação de entrevistas e spots –...

Racismo na Nature

Racismo na Nature

James Marion Sims, médico americano, nascido em 25 de janeiro de 1813 e morto aos 70 anos, é considerado o pai da ginecologia moderna, tendo desenvolvido uma importante técnica cirúrgica para reparar um canal anormal - a fístula - que liga a bexiga à vagina, fazendo...

Agosto Dourado, mês dedicado à campanha de amamentação

Agosto Dourado, mês dedicado à campanha de amamentação

  O leite materno é o único alimento necessário para a nutrição de bebês até os seis meses de vida. Apesar disso, dados divulgados pela organização mundial de saúde e pela Unicef revelaram que apenas quarenta por cento dos menores de seis meses no mundo recebem...

Veterinária Temple Grandin visita evento no Brasil

Veterinária Temple Grandin visita evento no Brasil

Em recente visita ao Brasil, a norte-americana Temple Grandin, uma das maiores referências mundiais em bem-estar animal, esteve em Pirassununga (SP) nos dias 4 e 5 de julho para o evento “Na fazenda com Temple Grandin”, promovido pelo Centro de Estudos Comparativos em...

Comitês de ética em pesquisa sob avaliação

Comitês de ética em pesquisa sob avaliação

  Pesquisadores do Centro Universitário de Brasília, o Uniceub, e da Universidade de Brasília (UnB) fizeram um levantamento da situação dos comitês de ética em pesquisa nas instituições brasileiras: 129 coordenadores dos 645 comitês existentes à época do estudo...