Tráfico de fósseis brasileiros: o caso da serpente de 4 patas (parte I)
out 6, 2015

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

Os fósseis encontrados no Brasil são patrimônio da União, portanto não é permitido comercializar nem mesmo guardar fósseis numa propriedade privada. Mas não são poucos os que aparecem em revistas científicas ou museus do exterior rendendo status acadêmico com suspeitas de que saíram ilegalmente do país, como o caso recente de um fóssil de uma serpente de 4 patas.

Descrito na revista Science de julho, por uma equipe alemã, o fóssil foi encontrado na região do Araripe, no Ceará e agora o caso está sendo investigado para saber como o fóssil foi parar no exterior.

Saiba a opinião de especialistas sobre as leis brasileiras que visam combater o tráfico de fósseis brasileiros. Para ouvir, clique no player acima.

Reportagem de Patrícia Santos.

Foto: Dave Martill/University of Portsmouth

Ouça também a segunda parte da reportagem:
Tráfico de fósseis brasileiros: desafios e caminhos (parte II)

Veja também

Série Termos Ambíguos – # 1 – Ideologia de Gênero

Série Termos Ambíguos – # 1 – Ideologia de Gênero

Você sabe o que significa o termo Ideologia de Gênero? E Cristofobia, você sabe o que é? E de onde surgiu a ideia de Racismo Reverso? Pensando em esclarecer a origem e os usos de termos ambíguos como esses que criamos o podcast Termos Ambíguos, uma parceria do podcast Oxigênio e do Observatório de Sexualidade e Política. O episódio trata do termo Ideologia de Gênero, mostrando o contexto de criação ou apropriação do termo pela extrema direita em discursos que vão na contramão de políticas e leis que visem promover direitos de gênero e étnico-raciais.

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

#174 – Um esqueleto incomoda muita gente

Novas descobertas sobre evolução humana sempre ganham as notícias e circulam rapidamente. Mas o processo de aceitação de novas evidências entre os cientistas pode demorar muito. Neste episódio, Pedro Belo e Mayra Trinca falam sobre paleoantropologia, área que pesquisa a evolução humana, e mostram porque ela é cheia de controvérsias e disputas.

# 171 – Adolescência – ep. 2

# 171 – Adolescência – ep. 2

Alerta de gatilho: Este episódio da série “Adolescência” trata de temas difíceis, como depressão, ansiedade, impulsividade e sentimentos ligados às relações familiares, entre eles conflitos entre pais e filhos e também como lidar com essas questões. Ao falar destes...

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

#169 – Depois que o fogo apaga – Parte 2

Seguimos falando sobre o processo de recuperação de museus e acervos que pegaram fogo no Brasil. Quais são as etapas até a reabertura? Quem participa desse processo? Ouça como está sendo o trabalho no laboratório da Unesp em Rio Claro, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

#168 – Depois que o fogo apaga 

#168 – Depois que o fogo apaga 

Incêndios como os que ocorreram no Laboratório de Biociências da Unesp de Rio Claro, no Museu Nacional e no Museu da Língua Portuguesa causam a perda de material valioso de pesquisa e de espaços de trabalho e convivência; e como é o processo de reconstituição dos lugares e dos acervos?

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

#137 – Latim? Morreu, mas passa bem

Você já se perguntou de onde vêm aquelas palavras utilizadas em tribunais que muitas vezes quase não conseguimos pronunciar? E quanto a um nome científico de alguma espécie de animal nova? A utilização do latim permeia o nosso cotidiano e fazemos o uso dessa língua...